EVITANDO A MORTE POR CHOQUE ELÉTRICO

Depois de ver  no noticiário do ES, que só neste inicio de 2019 houveram três mortas por choque elétrico que poderiam ser facilmente evitado se a norma fosse cumprida. Por isso, resolvemos compilar o texto da SIEMENS.

Dispositivos DR
Conceito de aplicação
O elevado número de acidentes originados no sistema elétrico impõe novos métodos e dispositivos que permitem o uso seguro e adequado da eletricidade reduzindo o perigo às pessoas, além de perdas de energia e danos às instalações elétricas.

A destruição de equipamentos e incêndios são muitas vezes causadas por correntes de fuga à terra em instalações mal executadas, subdimensionadas, com má conservação ou envelhecimento.
As correntes de fuga provocam riscos às pessoas, aumento  de consumo de energia, aquecimento indevido, destruição da isolação, podendo até ocasionar incêndios. Esses efeitos  podem ser monitorados e interrompidos por meio de um  Dispositivo DR, Módulo DR ou Disjuntor DR. Esses dispositivos protegem contra os efeitos nocivos das  correntes de fuga à terra garantindo uma proteção eficaz  tanto aos usuários quanto aos animais domésticos.

Conceito de atuação

Princípio de proteção das pessoas
Qualquer atividade biológica no corpo humano seja ela glandular, nervosa ou muscular é originada de impulsos de corrente elétrica. Se a essa corrente fisiológica interna somar-se uma corrente de origem externa (corrente de fuga), devido a um contato elétrico, ocorrerá no organismo humano uma
alteração das funções vitais, que, dependendo da duração e da intensidade da corrente, poderá provocar efeitos fisiológicos graves, irreversíveis ou até a morte da pessoa.

Obrigatoriedade dos Dispositivos DR segundo a ABNT NBR 5410

A relevância dessa proteção faz com que a Norma Brasileira de Instalações Elétricas – ABNT NBR 5410 (uso obrigatório em todo território nacional, conforme lei 8078/90, art. 39 - VIII, art. 12, art. 14), defina claramente a proteção de pessoas contra os perigos dos choques elétricos que podem ser fatais, por meio do uso de Dispositivo DR de alta sensibilidade (≤ 30mA).
O Dispositivo DR é facilmente instalado diretamente no quadro de distribuição elétrica. Os seus benefícios são tão importantes que a ABNT NBR torna a sua instalação obrigatória nos alimentadores de áreas perigosas, tais como: cozinhas, banheiros e áreas externas de residências, prédios públicos,  supermercados, shoppings, hotéis e outras instalações públicas e privadas.

De acordo com o item 5.1.3.2.2 da norma NBR 5410, o dispositivo DR é obrigatório desde 1997 nos seguintes casos:
1. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em  locais que contenham chuveiro ou banheira.
2. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas externas à edificação.
3. Em circuitos que alimentam tomadas situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos na área externa.
4. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em cozinhas, copas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas normalmente molhadas ou sujeitas a lavagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *